Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia 31 de Maio - Dia Mundial de combate ao fumo

O dia de hoje nos fez refletir sobre a presença do tabaco em nossas vidas. Direta ou indiretamente estamos em contato com ele, estragando um pulmão e fazendo as pessoas que estão próximas pagarem por isto também.
São muitos os males que o cigarro causa no organismo do usuário, é interessante ressaltar que até as pessoas que convivem com fumantes (fumantes passivos) podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo.

O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum. Sabe-se, hoje, que o cigarro contém mais de 4500 substâncias tóxicas como alcatrão, polônio 210 e urânio (sendo que os dois últimos são radioativos), dentre as quais 43 comprovadamente cancerígenas.
Devemos lembrar que, embora o Estado permita sua fabricação e comercialização (graças aos impostos arrecadados), a nicotina, presente no cigarro, é uma droga extremamente viciante, e causa dependência física e psicológica. No Brasil, o tabagismo é responsável por mais de 120.000 mortes ao ano.
Hoje foi um dia importante para pensarmos a respeito e tentar fazer as pessoas próximas a nós pensar também, juntamente com os alunos após leituras relacionadas ao tema iniciamos uma discussão pertinente sobre a visão dos alunos sobre o vício e como as pessoas próximas a eles lidavam com isso. Muitos relataram a insistência de familiares em continuar no vício e as dificuldades para parar.

Iniciamos a conversa com um depoimento de um jovem fumante:

COMO E PORQUE PAREI DE FUMAR

Marcelo Vitorelli Emílio(Repóter)Colégio Assis Pacheco - 1ºColegial
Comecei a fumar aos 13 anos de idade. No início, observava as pessoas fumando na rua, na televisão e até mesmo na própria família. As propagandas que via na televisão e em revistas chamavam minha atenção de modo especial.

Com o tempo, alguns amigos mais velhos começaram a fumar. Foi nesse período que resolvi experimentar um cigarro, por mera curiosidade. Não gostei do sabor e do cheiro da fumaça, mas periodicamente insistia na experiência, até que comecei a "tragar" (aspirar fumaça para os pumões).
Sem perceber, com o passar do tempo, tornei-me dependente do fumo. Meu pai, que só veio a descobrir que eu fumava dois anos depois, durante uma consulta com médico que acompanhava meu desenvolvimento desde os primeiros dias de vida, ficou tão preocupado com minha saúde que ele próprio, sendo também um "fumante", decidiu interromper o uso do cigarro naquele momento.

Com o passar do tempo, o meu rendimento na escola começou a cair, sentia-me desanimado, com falta de apetite e sem resistência física. O menor esforço me deixava exausto e os resfriados, náuseas e outros sintomas desagradáveis eram freqüentes.
Certo dia, ao olhar-me no espelho, percebi que minha aparência não era das melhores. Estava abatido e muito magro.
Naquele momento, lembrei-me da atitude de meu pai, refleti sobre sua determinação em parar de fumar e dos benefícios que essa atitude lhe tinha trazido, e resolvi que nunca mais experimentaria um cigarro novamente.
Valeu a pena. Hoje, sinto disposição para estudar e para me alimentar. Os alimentos voltaram a ter sabor e os resfriados e enjôos desapareceram.

Após conversa sobre o depoimento discutimos também o poema, com o intuito dos alunos despertarem nos fumantes próximos a eles a necessidade de parar de fumar:

QUANTO VALE UM CIGARRO?
João Bezerra Filho
Uma tossezinha seca e constante
Umas unhas amarelicidas e feias
Uma dentadura amarela e estragada
Um incêndio de proporções inclculáveis
Uma consulta médica
Uma radiografia apresentando manchas pulmonares
Um entupimento nas coronárias
Um coração doente
Uma face cadavérica e anêmica
Uma falta de educação jogando fumaça nos outros
Uma tremenda poluição fumacista
Uma internação num hospital qualquer
Um suicídio lento
Um câncer nos pulmões
Um grande passo no caminho dos tóxicos
Um mau hálito de fumo
Uns quatorze minutos a menos de vida por cigarro fumado
Um desperdício de dinheiro
Um câncer na garganta
Um pouco de alimento e conforto a menos em casa
UM MAUSOLÉU NUM CEMITÉRIO QUALQUER!



Fontes: Info escola. Os males do cigarro. Disponível em:< http://www.infoescola.com/drogas/os-males-do-cigarro/> Acesso em : 31 de mai. de 2012.
Sala de aula.Cigarro- Dia mundial de combate ao fumo. Disponível em: <http://piquiri.blogspot.com.br/2007/05/cigarro.html> Acesso em : 31 de mai. de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário