Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pesquisa de Campo ao Zoo de São paulo- Roteiro de pesquisa


Escola Estadual Professor José Henrique de Paula e Silva
Diretoria de Ensino de Santo André- São Paulo


Projeto: Zoo de São Paulo, a procura de novas percepções.



Visita á Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Olá queridos alunos, no dia 11 de outubro estaremos no Zoo de São Paulo para a nossa pesquisa de campo. Vocês deverão entregar em grupo de até quatro alunos o roteiro a seguir conforme instruções:
No dia da visita vocês deverão escolher um animal a pesquisar no Zoo, onde deverão responder a seguinte ficha de observação:
·         Nome do animal:
·         Que classe esse animal pertence?
·         Como é o seu habitat natural?
·         Qual bioma ele pertence?
·         Como é revestido o seu corpo?
·         Como é sua alimentação?
·         Como ele se reproduz?
·         Como se locomove?
·         Qual seu país de origem?
·         Este animal apresenta risco de extinção?
·         Quantos destes animais você conseguiu visualizar no Zoo?
·         Quantos desse animal existem aproximadamente no mundo?

Não se esqueçam de anotar também por quais lugares passou, por exemplo: “A partir da Alameda Principal passamos pela Alameda dos elefantes, depois pela Alameda das Girafas”... e assim por diante. Anotar também o que viram em cada espaço visitado. Neste link temos o mapa do Zoo , o qual você poderá imprimir para facilitar: http://foradecasa.files.wordpress.com/2009/03/mapa-zoo-sao-paulo-sp.jpg. Dentro do Zoo este mesmo mapa é vendido.

No dia 25 de outubro o trabalho deverá ser entregue para o professor que estiver na primeira aula do dia DIGITADO, com fonte Arial 12, texto justificado e numero de página na parte inferior direita. As imagens do animal escolhido deverão ter legendas, e o trabalho deverá ter: Capa, sumário, conclusão e bibliografia.
Modelo de Capa:


Escola Estadual Professor José Henrique de Paula e Silva
Diretoria de Ensino de Santo André- São Paulo









Projeto: Zoo de São Paulo, a procura de novas percepções.



Pesquisa de Campo
 á Fundação Parque Zoológico de São Paulo










                                                  Nome do aluno:
                                                  Série:
                                                  Prof.ª Elaine F. L. Toledo
                                                  Disciplina de Ciências










Santo André, Outubro de 2012.
Sumário: Elemento obrigatório, que consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia que aparecem no texto, acompanhadas do respectivo número da primeira página da correspondente divisão.

Modelo de Sumário:

Sumário:







Introdução............................................03
Desenvolvimento.................................04
Curiosidades........................................05
Conclusões..........................................06
Referencias Bibliográficas...................07












1 Introdução :Parte inicial do texto, que contém a delimitação do assunto tratado.

2 Desenvolvimento :
Consiste basicamente na descrição da pesquisa de campo através da coleta de dados (através da ficha de observação) e pesquisa na internet e livros, visando enriquecer posteriormente o trabalho.

3 Curiosidades  :
Fatos curiosos e interessantes sobre o animal pesquisado

4 Conclusões:
Parte final do texto, onde ha discussão dos resultados esperados com a pesquisa e deve ser feita por cada integrante do grupo.
5 Referências Bibliográficas:
Elemento obrigatório, que consiste na relação das obras consultadas e citadas no texto, de maneira que permita a identificação individual de cada uma delas. As referências devem ser organizadas em ordem alfabética obedecendo ao sistema autor-data.

 Livro

 Regra geral:

Exemplo:
SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título da obra: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de publicação. Paginação. Série. Notas. ISBN.

No caso de dois ou três autores deve-se usar um ponto e vírgula (;) para separá-los. Caso sejam mais de três usa-se a expressão latina “et al”.

Exemplos:
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Coord.). Ensino de física. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 158 p. (Coleção ideias em ação).

CARABETTA JUNIOR, Valter; LIMA, Geni de Magalhães. Ciências naturais: uma viagem fantástica. São Paulo: Quinteto Editorial, 1999.


 Documento eletrônico

Regra geral:

Exemplo:

SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título da obra: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de publicação. Disponível em: . Acesso em: dia mês abreviado ano

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Anexo V da RN-017/2006 - Bolsas por Quota no País. Iniciação Científica Júnior - ICJ - Norma Específica. 2006. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2006.



Bom trabalho! Prof.ª Elaine

"A ciência nos traz conhecimento; a vida, sabedoria." (Will Durant)

Nenhum comentário:

Postar um comentário