Ambiente
Saudável é ambiente Sustentável!
Público Alvo:
·
Local: Escola Estadual José Henrique de Paula
e Silva
·
Série: 5ª série do Ensino Fundamental (6º
ano)
·
Idade: 11 á 12 anos
·
4º Bimestre
Problematização:
A utilização dos recursos
naturais vem sofrendo consequências das atitudes provocadas pelo homem, e a
estas atitudes nos resultam em consequências que poderão ser irreversíveis se
não fizermos algo. A preservação do ecossistema precisa estar aliada a atitudes
sustentáveis, e colaboração de toda a sociedade, mais como ter uma atitude
sustentável? Qual a importância da sustentabilidade em nossas vidas? Que ações
poderiam fazer para melhora-la? Para que isso seja resolvido é necessário
instrução, para que tenhamos uma visão critica e reflexiva de nossos atos, para
que possamos melhorar o mundo que nos cerca.
Objetivos Gerais:
·
Estimular a utilização dos recursos naturais
de modo adequado e constante;
·
Estabelecer contato com o meio ambiente e
valoriza-lo através de ações colaborativas sociais;
·
Valorizar o pensamento crítico em detrimento
á responsabilidade social;
·
Objetivar a utilização da sustentabilidade, a
fim de vivenciar o aproveitamento da saúde e qualidade de vida.
Conteúdos
e métodos
Aula
|
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
01
|
Compreender o
conceito de sustentabilidade a fim de elaborar prática de utilização em seu
cotidiano.
|
·
O que é sustentabilidade
·
Ações sustentáveis na utilização da água e do ar.
|
Dinâmicas:
|
Os alunos deverão
criar textos divertidos para apresentar o projeto para as demais turmas. Eles
também deverão criar uma mascote, que pode ser o símbolo da campanha sobre
sustentabilidade. Ele pode ser digital ou feito com materiais de arte.
|
|
02
|
Entender
que o desenvolvimento das nações gera o crescimento econômico, mas não é
necessária exploração dos recursos naturais de forma irracional e predatória.
|
·
A revolução industrial e a utilização dos recursos
naturais.
·
A diversidade dos ecossistemas e a importância dos
recursos naturais de forma sustentável.
|
Dinamicas:
|
Peça teatral
1. Os alunos
deverão produzir uma peça de teatro com o tema “desperdício”, que será
apresentada ser apresentada para as outras turmas do Ensino Fundamental.
2. Eles serão
divididos em grupos, e cada um escolhe como vai atuar: direção, figurino,
produção, divulgação, encenação ou trilha sonora.
3. Serão
disponibilizados horários específicos para os ensaios e para as demais
equipes executarem suas atividades (produção de folders e cartazes, escolha
roupas, músicas e outras).
4. Os alunos serão
instruídos a pesquisar obras e textos que abordam a questão do desperdício.
|
|
03
|
Reconhecer que
dentro de uma cadeia alimentar os fatores que influenciam a toxicidade são a
frequência e a duração da exposição à determinada substância.
|
·
Substâncias não biodegradáveis e substâncias
biodegradáveis.
·
A bioacumulação no organismo dos seres vivos.
|
Dinâmica:
|
Música para sensibilizar:
1. A classe será divida
os alunos em duplas ou trios e serão propostas a criação de uma paródia, com o objetivo de
conscientizar sobre a importância do uso consciente dos recursos.
2. Serão
apresentados diferentes estilos musicais e canções consagradas para que os
alunos possam se inspirar.
3. Antes que os
alunos escrevam as letras, será feita lista com ações conscientes que podem ser
aplicadas no nosso dia a dia , promovendo entre eles.
|
|
04
|
Identificar energia
limpa como aquela que não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que
contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo.
|
·
Tipos de energia limpa a partir de recursos renováveis
e não-renováveis.
·
Brasil, liderança mundial em energia limpa.
|
Dinâmica:
|
Cidade sustentável:
1. Será proposta
aos alunos a criação de uma cidade sustentável, onde exista equilíbrio entre
as questões ambientais, sociais e econômicas.
2. Eles deverão
refletir sobre a localidade onde vivem levantar demandas e buscar soluções. Como
exemplo podemos destacar o deslocamento por meio de bicicletas e caminhadas
para pequenas distâncias.
3. Eles serão
divididos grupos, de forma que cada um seja responsável por determinada área.
Exemplos: transporte, saúde e meio ambiente.
4. A cidade pode
ser montada em uma grande maquete em lego ou com materiais recicláveis.
|
|
05
|
Identificar como ecoprodutos
todos os artigos de origem artesanal ou industrializada, que sejam não
poluentes, atóxicos, benéficos ao meio ambiente e á saúde dos seres vivos,
contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
|
·
O que são ecoprodutos.
·
De que forma são fabricados os ecoprodutos.
·
Quais benefícios da utilização dos ecoprodutos.
|
Dinâmica:
|
Fazendo papel
reciclado para entrega de cartões aos amigos e á família:
Ingredientes:
• Papel;
• Água;
• Moldura com tela
fina;
• Panos;
• Colher;
• Bacias;
Modo de fazer:
1. Os papéis serão
deixados de molho durante 1 dia em uma bacia, tomando o cuidado para que
todos os papeis fiquem cobertos de água;
2. Depois disso,
despejar a "polpa" que você obteve em um liquidificador, bater com
cuidado;
3. Despejar a mistura em uma bacia, grande o suficiente
para que a tela caiba dentro da mesma;
4. Mergulhar a tela
na bacia até que a mesma fique coberta pela mistura.
5. Retirar com
cuidado da bacia e alisar o resultado com a colher;
6. Virar a folha em
um pano, tomando muito cuidado para que a mesma não se desfaça.
7. Repita o
procedimento quantas vezes desejar, deixar as folhas obtidas secar na sombra;
8. Pronto! Agora é
só escrever os cartões.
|
|
06
|
Entender o
significado de reciclagem como ação de transformar objetos materiais usados
em novos produtos para o consumo, visando os benefícios que este procedimento
trás para o planeta Terra em geral.
|
·
O processo de reciclagem
·
Como separar de forma correta o lixo para reciclagem.
·
Os estragos que o óleo de cozinha pode causar.
|
Fabricação de sabão caseiro:
Nesta
atividade os alunos participarão ativamente no processo final somente, devido
ao perigo decorrente á soda caustica. Nas demais etapas somente o professor
terá contato com o produto, os alunos participarão na coleta do óleo usado e
na observação do processo de fabricação:
1 kg de soda cáustica (NaOH)
2 litros de água
4 litros de óleo de frituras (excepto de
peixe)
1
litro de álcool
5
ml óleo essencial
1 balde de plástico
1
colher de pau
1
caixote de madeira forrado com um pano limpo ou formas de silicone, acetato
ou recipiente plástico.
Procedimento experimental:
·
Colocar no balde, 1 kg de soda cáustica e 2 l de água
quente (adicionando lentamente).
·
Misturar com uma colher de pau até a soda cáustica se
diluir totalmente.
·
Juntar 4 litros de óleo usado.
·
Continuar mexendo sempre com a colher de pau, durante
cerca de 20 minutos.
·
Acrescentar 1 litro de álcool, óleo essencial (caso
pretenda que o seu sabão fique perfumado) ou perfume.
·
Misturar tudo até se obter uma pasta consistente.
·
Despejar esta mistura num caixote de madeira forrado
com um pano ou plástico limpo.
·
Acomodar a pasta no caixote.
·
Deixe secar totalmente (pelo menos 24 horas)
·
Cortar os pedaços de sabão no tamanho desejado.
·
Embrulhar o sabão em papel-filme.
|
||
07
|
Conscientizar a sobre
as consequências econômicas e ambientais causadas pela má destinação do lixo.
|
·
Lixões, aterros sanitários e aterros controlados.
|
Dinâmica:
|
Discutindo sobre
resíduos:
1. Formação de um
grande grupo em círculo;
2. Exposição de
lixo seco no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se
sub-agrupem e que contenham o mesmo número que os participantes, por exemplo:
5 tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de
vidro, 5 copos descartáveis).
3. A sala já deverá
estar previamente preparada como descrito anteriormente;
4. Inicia-se a aula
com um texto reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser
uma notícia, artigo ou história sobre o assunto “Lixo”. Podemos fazer uso de
uma boa música para o fundo da leitura.
5.Será
proposta a observação do lixo que está
à frente, no centro do grupo;
6. Cada
participante é convidado a escolher um dos elementos do lixo;
7. Distribuição em
grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das
garrafas, etc...
Serão levantadas as
seguintes questões para análise em grupo:
- Tempo de
decomposição;
- Impacto causado
pela produção da embalagem;
- Análise do rótulo
da embalagem;
- Qual o slogan do
produto e apelo publicitário;
- Qual seria a
opção para a reutilização do material.
|
|
08
|
Reconhecer que o
consumismo pode e deve ser colocada em prol a sustentabilidade através da
realização das escolhas corretas .
|
·
Melhor escolha
de embalagem na hora de fazer compras no supermercado.
|
Dinamica:
|
Supermercado e os materiais recicláveis
O Supermercado, local
símbolo do consumo onde as pessoas compram produtos de necessidade básica e
acabam levando produtos supérfluos em função do bombardeio de promoções,
tentações irresistíveis criadas pela publicidade.
Para realização
dessa atividade, serão formados grupos de alunos para visitas no
supermercado. Um grupo ficará encarregado de fazer um levantamento dos
produtos que utilizam embalagem plástica.
O outro grupo fica
responsável por verificar se os produtos em spray apresentam um aviso “não
contém CFC” em suas embalagens (produto que destroem a camada de ozônio, gás
que nos protege do excesso de radiação ultravioleta que pode aumentar a
ocorrência de doenças de pele e a produção agrícola promovendo o aquecimento
do planeta).
Após o levantamento
dos produtos que utilizam embalagens plásticas, comparar um produto atual com
tempos passados, de forma com que os alunos percebam que o descarte dessas
embalagens no meio ambiente leva muitos anos para se deteriorarem,
interferindo na qualidade ambiental. As indústrias optaram pelo uso de
embalagens plásticas por serem mais baratas, com isso aumentam se os
benefícios e socializam os custos com a população. O grupo do spray apresenta
aos demais o resultado do trabalho.
Atividades
semelhantes podem ser desenvolvidas com outros produtos como detergentes
(biodegradáveis, ou não), inseticidas (se indicam cuidados com o ambiente).
Também poderão ser abordadas questões
relacionadas à exploração dos recursos naturais, como por exemplo o petróleo,
recurso não-renovável e poluente, matéria-prima essencial para fazer
embalagens plásticas.
|
Justificativa:
Com
o avanço da Ciência e da tecnologia, vieram respostas a questões que desde os
primórdios intrigavam as pessoas , provocavam conflitos de idéias, gerações e
dogmas.
Entretanto, o avanço da
Ciência e da tecnologia vai muito além da resolução de problemas, pois traz
também a problemática da degradação ambiental.
De acordo com o “Relatório
Brundtland”, publicado em 1987, sustentabilidade é o ato de “suprir as
necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras
de suprir as suas”, que passa a gerar uma sociedade pensante na melhor
utilização dos recursos naturais.
Pensar de forma “sustentável"
é utilizar o meio ambiente de forma a preservar os recursos naturais, para que
nós mesmos possamos utilizá-lo mais tarde, beneficiando a sobrevivência das
gerações futuras.
Avaliação:
A avaliação se fará de forma
continua, observando o nível de observação e compreensão do aluno em relação ao
tema. Baseando-se nos PCNs, espera-se
que ao final das intervenções propostas na sequencia didática espera-se que o
aluno possa:
·
Observar as características do meio ambiente
e identificar a existência de ciclos e fluxos na natureza
·
Identificar as intervenções com as quais a
sociedade local vem realizando transformações no ambiente, na paisagem, nos
espaços em que habita ou cultiva;
·
Contribuir para a conservação e a manutenção
do ambiente mais imediato em que vive;
·
Identificar as substâncias de que são feitos
os objetos ou materiais utilizados pelos alunos, bem como alguns dos processos
de transformação por que passaram;
·
Participar, pessoal e coletivamente, de
atividades que envolvam tomadas de posição diante de situações relacionadas ao
meio ambiente;
·
Reconhecer alguns processos de construção de
um ambiente, tanto urbano quanto rural, com a respectiva intervenção na
paisagem, bem como sua importância para o homem;
·
Perceber a relação entre a qualidade de vida
e um ambiente saudável;
·
Valorizar o uso adequado dos recursos
disponíveis
Referencial
Bibliográfico:
EDITORA escala. Guia Prático
para professores de Ensino Fundamental. Disponível em:
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/78/artigo183994-2.asp.
Acesso no dia 23 de outubro de 2011.
EDUCAÇÂO Ambiental e
sugestões de atividades relacionadas a resíduos. Disponível em: http://www.apoema.com.br/praticas.htm.
Acesso em: 04 de dez. de 2011.
EDUCAÇÂO Ambiental em ação.
Resíduos: sugestões de atividades em educação ambiental. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=341&class=05.Acesso
em 05 de dez. de 2011.
EXPLICATORIUM. Um sabão
caseiro. Disponível em: http://www.explicatorium.com/LAB-Como-fazer-sabao-caseiro.php.
Acesso em: 04 de dez. de 2011.
PARÂMETROS Curriculares
Nacionais. Meio Ambiente e Saúde. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf.
Acesso em: 04 de dezembro de 2011.
Bibliografia
Consultada:
ATITUDES Sustentáveis: Disponível em: http://www.atitudessustentaveis.com.br/categoria/sustentabilidade/
.Acesso em:23 de out. de 2011
IDHEA. Ecoprodutos. Disponível em: http://www.idhea.com.br/ecoprodutos.asp.Acesso
em 23 de out. de 2011.
OS NOBRES. Acumulação de poluentes ao longo de
uma cadeia alimentar. Disponível em: http://osnobres.blogspot.com/2006/05/acumulao-de-poluentes-ao-longo-de-uma.html
. Acessado em 23 de out. de 2011.
PLANETA sustentável. Quais são os tipos de
energia limpa existente? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_448632.shtml.
Acesso em 23 de out. de 2011.
PLANETA sustentável. Quais são os tipos de energia
limpa existente? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_250715.shtml.
Acesso em 23 de out. de 2011.
PESQUISA.com. Reciclagem. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/
. Acesso em: 23 de out. de 2011.