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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sequencia Didática em 8 aulas sobre Sustentabilidade

Esta foi a primeira Sequencia Didática que fiz durante o REDEFOR, confesso que me deu muito trabalho mais acredito que tenha ficado bastante abrangente e bem dinâmica, não terei a oportunidade de colocá-la em prática ainda este ano por não possuir 5ª séries, mais quem sabe nos próximos anos.

Ambiente Saudável é ambiente Sustentável!

Público Alvo:
·         Local: Escola Estadual José Henrique de Paula e Silva
·         Série: 5ª série do Ensino Fundamental (6º ano)
·         Idade: 11 á 12 anos
·         4º Bimestre

Problematização:
A utilização dos recursos naturais vem sofrendo consequências das atitudes provocadas pelo homem, e a estas atitudes nos resultam em consequências que poderão ser irreversíveis se não fizermos algo. A preservação do ecossistema precisa estar aliada a atitudes sustentáveis, e colaboração de toda a sociedade, mais como ter uma atitude sustentável? Qual a importância da sustentabilidade em nossas vidas? Que ações poderiam fazer para melhora-la? Para que isso seja resolvido é necessário instrução, para que tenhamos uma visão critica e reflexiva de nossos atos, para que possamos melhorar o mundo que nos cerca.

Objetivos Gerais:
·         Estimular a utilização dos recursos naturais de modo adequado e constante;
·         Estabelecer contato com o meio ambiente e valoriza-lo através de ações colaborativas sociais;
·         Valorizar o pensamento crítico em detrimento á responsabilidade social;
·         Objetivar a utilização da sustentabilidade, a fim de vivenciar o aproveitamento da saúde e qualidade de vida.

Conteúdos e métodos

Aula
Objetivos específicos
Conteúdos
01
Compreender o conceito de sustentabilidade a fim de elaborar prática de utilização em seu cotidiano.
·         O que é sustentabilidade
·         Ações sustentáveis na utilização da água e do ar.
Dinâmicas:

Os alunos deverão criar textos divertidos para apresentar o projeto para as demais turmas. Eles também deverão criar uma mascote, que pode ser o símbolo da campanha sobre sustentabilidade. Ele pode ser digital ou feito com materiais de arte.
02
Entender que o desenvolvimento das nações gera o crescimento econômico, mas não é necessária exploração dos recursos naturais de forma irracional e predatória.
·         A revolução industrial e a utilização dos recursos naturais.
·         A diversidade dos ecossistemas e a importância dos recursos naturais de forma sustentável.
Dinamicas:
Peça teatral
1. Os alunos deverão produzir uma peça de teatro com o tema “desperdício”, que será apresentada ser apresentada para as outras turmas do Ensino Fundamental.
2. Eles serão divididos em grupos, e cada um escolhe como vai atuar: direção, figurino, produção, divulgação, encenação ou trilha sonora.
3. Serão disponibilizados horários específicos para os ensaios e para as demais equipes executarem suas atividades (produção de folders e cartazes, escolha roupas, músicas e outras).
4. Os alunos serão instruídos a pesquisar obras e textos que abordam a questão do desperdício.
03
Reconhecer que dentro de uma cadeia alimentar os fatores que influenciam a toxicidade são a frequência e a duração da exposição à determinada substância.
·         Substâncias não biodegradáveis e substâncias biodegradáveis.
·         A bioacumulação no organismo dos seres vivos.
Dinâmica:
Música para sensibilizar:
1. A classe será divida os alunos em duplas ou trios e serão propostas  a criação de uma paródia, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso consciente dos recursos.
2. Serão apresentados diferentes estilos musicais e canções consagradas para que os alunos possam se inspirar.
3. Antes que os alunos escrevam as letras, será feita  lista com ações conscientes que podem ser aplicadas no nosso dia a dia , promovendo entre eles.

04
Identificar energia limpa como aquela que não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo.
·         Tipos de energia limpa a partir de recursos renováveis e não-renováveis.
·         Brasil, liderança mundial em energia limpa.
Dinâmica:
Cidade sustentável:
1. Será proposta aos alunos a criação de uma cidade sustentável, onde exista equilíbrio entre as questões ambientais, sociais e econômicas.
2. Eles deverão refletir sobre a localidade onde vivem levantar demandas e buscar soluções. Como exemplo podemos destacar o deslocamento por meio de bicicletas e caminhadas para pequenas distâncias.
3. Eles serão divididos grupos, de forma que cada um seja responsável por determinada área. Exemplos: transporte, saúde e meio ambiente.
4. A cidade pode ser montada em uma grande maquete em lego ou com materiais recicláveis.
05
Identificar como ecoprodutos todos os artigos de origem artesanal ou industrializada, que sejam não poluentes, atóxicos, benéficos ao meio ambiente e á saúde dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

·         O que são ecoprodutos.
·         De que forma são fabricados os ecoprodutos.
·         Quais benefícios da utilização dos ecoprodutos.
Dinâmica:
Fazendo papel reciclado para entrega de cartões aos amigos e á família:
Ingredientes:
• Papel;
• Água;
• Moldura com tela fina;
• Panos;
• Colher;
• Bacias;
Modo de fazer:
1. Os papéis serão deixados de molho durante 1 dia em uma bacia, tomando o cuidado para que todos os papeis fiquem cobertos de água;
2. Depois disso, despejar a "polpa" que você obteve em um liquidificador, bater com cuidado;
3. Despejar  a mistura em uma bacia, grande o suficiente para que a tela caiba dentro da mesma;
4. Mergulhar a tela na bacia até que a mesma fique coberta pela mistura.
5. Retirar com cuidado da bacia e alisar o resultado com a colher;
6. Virar a folha em um pano, tomando muito cuidado para que a mesma não se desfaça.
7. Repita o procedimento quantas vezes desejar, deixar as folhas obtidas secar na sombra;
8. Pronto! Agora é só escrever os cartões.
06
Entender o significado de reciclagem como ação de transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo, visando os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra em geral.

·         O processo de reciclagem
·         Como separar de forma correta o lixo para reciclagem.
·         Os estragos que o óleo de cozinha pode causar.

 Fabricação de sabão caseiro:
Nesta atividade os alunos participarão ativamente no processo final somente, devido ao perigo decorrente á soda caustica. Nas demais etapas somente o professor terá contato com o produto, os alunos participarão na coleta do óleo usado e na observação do processo de fabricação:
 1 kg de soda cáustica (NaOH)
 2 litros de água
 4 litros de óleo de frituras (excepto de peixe)
1 litro de álcool
5 ml óleo essencial
 1 balde de plástico
1 colher de pau
1 caixote de madeira forrado com um pano limpo ou formas de silicone, acetato ou recipiente plástico.

 Procedimento experimental:

·         Colocar no balde, 1 kg de soda cáustica e 2 l de água quente (adicionando lentamente).
·         Misturar com uma colher de pau até a soda cáustica se diluir totalmente.
·         Juntar 4 litros de óleo usado.
·         Continuar mexendo sempre com a colher de pau, durante cerca de 20 minutos.
·         Acrescentar 1 litro de álcool, óleo essencial (caso pretenda que o seu sabão fique perfumado) ou perfume.
·         Misturar tudo até se obter uma pasta consistente.
·         Despejar esta mistura num caixote de madeira forrado com um pano ou plástico limpo.
·         Acomodar a pasta no caixote.
·         Deixe secar totalmente (pelo menos 24 horas)
·         Cortar os pedaços de sabão no tamanho desejado.
·         Embrulhar o sabão em papel-filme.
07
Conscientizar a sobre as consequências econômicas e ambientais causadas pela má destinação do lixo.
·         Lixões, aterros sanitários e aterros controlados.

Dinâmica:
Discutindo sobre resíduos:

1. Formação de um grande grupo em círculo;
2. Exposição de lixo seco no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se sub-agrupem e que contenham o mesmo número que os participantes, por exemplo: 5 tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis).
3. A sala já deverá estar previamente preparada como descrito anteriormente;
4. Inicia-se a aula com um texto reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser uma notícia, artigo ou história sobre o assunto “Lixo”. Podemos fazer uso de uma boa música para o fundo da leitura.
5.Será proposta  a observação do lixo que está à frente, no centro do grupo;
6. Cada participante é convidado a escolher um dos elementos do lixo;
7. Distribuição em grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc...
Serão levantadas as seguintes questões para análise em grupo:
- Tempo de decomposição;
- Impacto causado pela produção da embalagem;
- Análise do rótulo da embalagem;
- Qual o slogan do produto e apelo publicitário;
- Qual seria a opção para a reutilização do material.
08
Reconhecer que o consumismo pode e deve ser colocada em prol a sustentabilidade através da realização das escolhas corretas .
·         Melhor  escolha de embalagem na hora de fazer compras no supermercado.
Dinamica:
Supermercado e os materiais recicláveis
O Supermercado, local símbolo do consumo onde as pessoas compram produtos de necessidade básica e acabam levando produtos supérfluos em função do bombardeio de promoções, tentações irresistíveis criadas pela publicidade.
Para realização dessa atividade, serão formados grupos de alunos para visitas no supermercado. Um grupo ficará encarregado de fazer um levantamento dos produtos que utilizam embalagem plástica.
O outro grupo fica responsável por verificar se os produtos em spray apresentam um aviso “não contém CFC” em suas embalagens (produto que destroem a camada de ozônio, gás que nos protege do excesso de radiação ultravioleta que pode aumentar a ocorrência de doenças de pele e a produção agrícola promovendo o aquecimento do planeta).
Após o levantamento dos produtos que utilizam embalagens plásticas, comparar um produto atual com tempos passados, de forma com que os alunos percebam que o descarte dessas embalagens no meio ambiente leva muitos anos para se deteriorarem, interferindo na qualidade ambiental. As indústrias optaram pelo uso de embalagens plásticas por serem mais baratas, com isso aumentam se os benefícios e socializam os custos com a população. O grupo do spray apresenta aos demais o resultado do trabalho.
Atividades semelhantes podem ser desenvolvidas com outros produtos como detergentes (biodegradáveis, ou não), inseticidas (se indicam cuidados com o ambiente). Também poderão ser abordadas  questões relacionadas à exploração dos recursos naturais, como por exemplo o petróleo, recurso não-renovável e poluente, matéria-prima essencial para fazer embalagens plásticas.




Justificativa:
Com o avanço da Ciência e da tecnologia, vieram respostas a questões que desde os primórdios intrigavam as pessoas , provocavam conflitos de idéias, gerações e dogmas.
Entretanto, o avanço da Ciência e da tecnologia vai muito além da resolução de problemas, pois traz também a problemática da degradação ambiental.
De acordo com o “Relatório Brundtland”, publicado em 1987, sustentabilidade é o ato de “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”, que passa a gerar uma sociedade pensante na melhor utilização dos recursos naturais.
Pensar de forma “sustentável" é utilizar o meio ambiente de forma a preservar os recursos naturais, para que nós mesmos possamos utilizá-lo mais tarde, beneficiando a sobrevivência das gerações futuras.

Avaliação:
A avaliação se fará de forma continua, observando o nível de observação e compreensão do aluno em relação ao tema.  Baseando-se nos PCNs, espera-se que ao final das intervenções propostas na sequencia didática espera-se que o aluno possa:
·         Observar as características do meio ambiente e identificar a existência de ciclos e fluxos na natureza
·         Identificar as intervenções com as quais a sociedade local vem realizando transformações no ambiente, na paisagem, nos espaços em que habita ou cultiva;
·          Contribuir para a conservação e a manutenção do ambiente mais imediato em que vive;
·         Identificar as substâncias de que são feitos os objetos ou materiais utilizados pelos alunos, bem como alguns dos processos de transformação por que passaram;
·         Participar, pessoal e coletivamente, de atividades que envolvam tomadas de posição diante de situações relacionadas ao meio ambiente;
·         Reconhecer alguns processos de construção de um ambiente, tanto urbano quanto rural, com a respectiva intervenção na paisagem, bem como sua importância para o homem;
·         Perceber a relação entre a qualidade de vida e um ambiente saudável;
·         Valorizar o uso adequado dos recursos disponíveis

Referencial Bibliográfico:
EDITORA escala. Guia Prático para professores de Ensino Fundamental. Disponível em: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/78/artigo183994-2.asp. Acesso no dia 23 de outubro de 2011.
EDUCAÇÂO Ambiental e sugestões de atividades relacionadas a resíduos. Disponível em: http://www.apoema.com.br/praticas.htm. Acesso em: 04 de dez. de 2011.
EDUCAÇÂO Ambiental em ação. Resíduos: sugestões de atividades em educação ambiental. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=341&class=05.Acesso em 05 de dez. de 2011.
EXPLICATORIUM. Um sabão caseiro. Disponível em: http://www.explicatorium.com/LAB-Como-fazer-sabao-caseiro.php. Acesso em: 04 de dez. de 2011.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais. Meio Ambiente e Saúde. Disponível em:  http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2011.

Bibliografia Consultada:

ATITUDES Sustentáveis: Disponível em: http://www.atitudessustentaveis.com.br/categoria/sustentabilidade/ .Acesso em:23 de out. de 2011

IDHEA. Ecoprodutos. Disponível em: http://www.idhea.com.br/ecoprodutos.asp.Acesso em 23 de out. de 2011.

OS NOBRES. Acumulação de poluentes ao longo de uma cadeia alimentar.  Disponível em:  http://osnobres.blogspot.com/2006/05/acumulao-de-poluentes-ao-longo-de-uma.html . Acessado em 23 de out. de 2011.

PLANETA sustentável. Quais são os tipos de energia limpa existente? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_448632.shtml. Acesso em 23 de out. de 2011.
PLANETA sustentável. Quais são os tipos de energia limpa existente? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_250715.shtml.
Acesso em 23 de out. de 2011.
PESQUISA.com. Reciclagem. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/ . Acesso em: 23 de out. de 2011.

Feira de Ciências EE José Henrique de Paula e Siva 26/11/2010




Feira de Ciências realizada pelos alunos das 6ªs séries e 7ªs séries do ensino fundamental II no período da tarde.


7A Danilo, Raul, Thiago e Bruno com o projeto " Motor Elétrico".eles aí de prontidão......
7A Thais e Helliis com os projetos " Barco movido a corda" e "Circuito elétrico".
7A Dayane, Winicius Hideo, Tamires, Thabata e Juliana com o projeto " O sistema solar"
7A João Vitor, Ingride, Erlane e Maria com os projetos " Motor elétrico " e " Periscópio"
7A Dando uma faxinada pra feira........
6A Geovanna e Vitoria com o projeto " Parafuso de Arquimedes"
6A Larissa, Débora e Juliana com o projeto "Fósseis"





6C Vinícius, Gabriel Evaristo e Caio com o projeto " Decomposição da banana"



                                               
                                                                                                                                                                               





6C Guilherme e Elisson entregando lembrancinha á coordenadora Iara.








as rosas azuis ficaram lindas!!!!!!!
6C Juliana Andrade com o projeto "Sistema Solar"

6C As lembrancinhas do projeto "Capilaridade"







6C Guilherme e Elisson fazendo pose.......








6C Alex, Rodrigo e Pedro com o projeto" Decomposição da Banana" 








6C Amanda e Marcos com o projeto"Decomposição da banana" 








6C Laura, Ana e Joyce com o projeto fototropismo"








6A Thais, Núbia e Pamela com o projeto" Colorindo flores" 







6A Vinicius, Camila, Rebeca, Larissa e Larissa com o projeto" Extraindo pigmento dos vegetais" 








Visitantes na 6ª A




Mais visitantes.........






Visitantes na 6ª C







Supervisora de Ensino visitando a 6ª C






Alunos da 6ªA apresentando